sexta-feira, setembro 21, 2007

Passeando com Guevara


"Os médicos identificaram uma ferida leve na batata da perna direita, oito tiros no tórax, hemorragia abundante, cabelos castanhos, encaracolados, sobrancelhas densas, nariz reto, marcas de nicotina nos dentes, uma cicatriz longa no dorso da mão esquerda, 173cm de altura e 'olhos levemente azuis'. Foi Martínez Casso quem amputou cirurgicamente as duas mãos de Guevara. Os cotos foram costurados. O cadáver de Che só se reconciliaria com as mãos trinta anos depois".
Revista piauí 12, p. 39



Os médicos foram obrigados a omitir a hora da morte, por razões políticas. Se não fosse uma necropsia casual, teriam relatado que os "cabelos castanhos, encaracolados" caíam por cima das "sobrancelhas densas" e perfaziam com o "nariz reto" uma expressão sensual que não sucumbia perante o sorriso cheio de "marcas de nicotina". Seu sex appeal seria assinalado ainda na modernidade, desbancando outras cafonices. Imagina, você é o líder revolucionário mais sexy a ter caminhado na Terra; então você morre com oito tiros, e durante a necropsia arrancam suas mãos, e ficam passeando com elas por aí, de um lado pro outro, durante trinta anos. E ainda mentem, dizendo que você foi devidamente cremado. Ninguém descansa em paz.

4 comentários:

Unknown disse...

que mórbido!
che guevara é altamente pop, acho que é por isso que eu não me importo muito com ele... :x

*(ah, mas ele foi legal e tudo o mais...)

Íris disse...

Flávio, é vc???????????

Íris disse...

Noossa. Não sabia da morte complicada dele!!!
o.O'

Fernanda Passos disse...

Não acho Che "Pop".A indústria cultural é que vende essa imagem aos jovens alienados e fazem com que ele seja apenas um rosto bonito com uma boina excêntrica. Nem da história de vida dele contam. Che é um exemplo de homem pra mim. Diria que "ídolo". É melhor ter ele como ídolo do que o Supermen, não é? ;)
Achei muito massa vc ter postado isso. Não sei, mas me parece que é um garoto consciente. Me fez adimirar você ainda mais.
Beijos.