sábado, agosto 25, 2007

Tempo de (novos) imperativos

"Pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça, tenha, seja, ouça, diga, pense, more, gaste, viva..."


Esqueça tudo isso. A ordem agora é parar embaixo de um prédio e contemplar. Observe como as varandas empilham-se umas sobre as outras, e vão subindo indefinidamente até atingir um céu tempestuoso. Fotografe. Corra sozinho num campo aberto, no meio de uma tempestade daquelas, e morra de medo de ser atingido por um raio. Perca o fôlego e engula água da chuva. Gargalhe para o bebê mais próximo, até ele se empolgar e soltar gritinhos agudos. Observe uma borboleta recém-saída do casulo, desamassando as asas, ao gosto do vento. Imagine que dor horrível as borboletas devem sentir neste instante. Descubra que o detergente de limão da BomBril é "dermatologicamente testado". Revolte-se e xingue a BomBril em todas as línguas. Proteja-se do inverno seco com algum hidratante da Nivea, porque esta sim não realiza testes. Leia Calvin & Haroldo, porque é superotimista. Aliás, leia de tudo, mas faça um intervalo entre os livros da Clarice, para evitar crises de depressão. Faça elogios sinceros até mesmo à sua dentista: ela também é um ser humano. No supermercado, sinta o cheiro das hortaliças, das frutas e dos vegetais, passe longe da sessão de carnes e peixes, e se perca na sessão de chocolates. Leia os rótulos, e tente imaginar que ingredientes serão aqueles. No caixa, ao receber a nota fiscal, agradeça honestamente e abra um sorriso demorado. Sorria também para os cães vira-latas, e repare que eles retribuem com o mais amistoso dos olhares. Observe os lagartos que se estendem ao sol, e veja como a natureza é linda. Abrace seu namorado na altura do peito, e ouça-lhe o coração (essa parte é incrível, parece que você encontra a essência mais sincera da vida). Repare que as pessoas ficam bonitas sob as lâmpadas alaranjadas dos postes. Procure o amor, e encontre-o. Aprenda o amor. Viva o amor. Durma bem, e escreva.

10 comentários:

Unknown disse...

E para quem estava com bloqueio, até que a inspiração voltou fácil. :D. O Flávio que eu conheço tá todinho nesse texto; e bateu aquela vontade fora de qualquer compasso de encontrar esse olhar. De procurar, encontrar, aprender e viver o amor.

Além do mais, adivinha!, no meu casaco também ficou um cheiro novo. E sou eu quem não quero mais largá-lo.

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

gracinha!
"Leia Calvin & Haroldo, porque é superotimista.", \o/!!!!


como eu sou safada, leio mujeres alteradas e fico rindo sozinha.

Anônimo disse...

me deu vontade de experimentar as que eu ainda não conheço XD
né.
esse texto foi muito a esther pedidno pra gente escrever, na oitava série, aquela poesia "deseje a alguém", ou algo assim. era bem isso.
foi lindo /T_T

LUDMILA BARBOSA disse...

Que saudade dos seus textos, fazia tempo que eu não entrava aqui. Recebi um desafio e na hora de repassá-lo lembrei-me de vc, tá lá no meu blog, um desafio p/ vc. Aceita???

leila saads disse...

"Aliás, leia de tudo, mas faça um intervalo entre os livros da Clarice, para evitar crises de depressão". ahuiehiuea, realmentee, boa dica=]
Gostei do texto, mais ainda, da conclusão!
=*

Anônimo disse...

:)
eu entendi quase tudo
mas essa de perdar a denstista
só se n for a minha
heheh

seu todo-amores!

savanna foxes disse...

na minha opinião, um dos mais belos (:
meus olhinhos se encheram..!
(juntou uma musica linda + o texto)
ame, ame muito, flavio!
beijo

Fernanda Passos disse...

Lindo Flávio. Concordo com quase tudo em sua mensagem. Só preciso aprender a dormir bem. Mas amor, tenho de sobra e sei ver nas coisas simples e cotidianas da vida seu encantamento.
Um beijo.

frassinetts disse...

"Sorria também para os cães vira-latas, e repare que eles retribuem com o mais amistoso dos olhares. Observe os lagartos que se estendem ao sol, e veja como a natureza é linda." MEU DEUS! acabei de escrever um texto quase que exatamente sobre isso, mas com outras palavras!! ESTOU PERPLEXA!

frassinetts disse...

tive um tempo livre e fui atualizar meu blog e vim ler o teu, tava lendo os posts antigos quando encontro isso aqui! é bom encontrar pessoas que estão sintonizadas com o nosso pensamento... você pára de se sentir solitário em meio aos pensamentos; é como se houvesse uma ligação mental telepática!