terça-feira, janeiro 20, 2009

Redação de prova

Existe uma diferença entre aqueles que mendigam na rua e as pessoas que tocam música em lugares públicos para ganhar dinheiro? Argumente, utilizando os conectores que exprimem contradições e os pronomes relativos.

Sempre existem diferenças e semelhanças entre as pessoas que mendigam e aqueloutras que tocam música na rua, por exemplo, para ganhar dinheiro, embora o objetivo delas pareça o mesmo. As origens delas podem ser as mesmas: elas podem ser refugiados políticos, ou então vítimas de algum desastre, talvez tenham perdido seus empregos, suas casas, suas famílias. Mesmo que muitas vezes essas pessoas sejam vistas como tendo necessidades e histórias de vida iguais, e mesmo que elas tenham os mesmos objetivos (ganhar dinheiro), existem nuances que fazem a diferença.

Mendigos geralmente contam histórias tristes ou trágicas, no intuito de chamar a atenção e sensibilizar. Instrumentistas, pelo contrário, tocam músicas pelas quais serão recompensados em dinheiro. Existe uma diferença entre dar dinheiro a alguém porque sentimos pena e recompensar o trabalho de um músico talentoso.

O filósofo Charles Peirce, que estudava a significação, a representação e as diferenças entre dois ou mais significados em uma rede de signos, criou o pragmaticismo, um método que permite estudar essas diferenças a partir das ações que envolvem esses signos. Segundo este método, o signo é definido pelo seu hábito, isto é, pela ação que produz. O pragmaticismo nos ensina que mendigar é diferente de tocar música, por mais que o objetivo seja o mesmo, simplesmente porque as ações produzidas por esses atos são diferentes.

Agora imagine. Se mendigar e tocar um instrumentinho ali fossem realmente a mesma coisa, o mundo seria uma bagunça, todos os mendigos iam tocar flautas, clarinetes, tambores e oboés, e como as pessoas têm gostos diferentes, cada um tocaria uma coisa. Uma marchinha ali, uma valsa acolá, cá uma polca, mais adiante um forró, e a rodoviária de Brasília seria muito, muito pior do que já é. Ainda bem que os instrumentistas são tímidos e melancólicos, e ainda bem que há outros que apenas contam histórias por aí.

Um comentário:

Unknown disse...

credo, que tema horroroso! isso foi pra camâra? mas a redação tá 10! Bem metidozinho, mas quem liga? :P

(e foi só eu viajar que vc publica mil postagens, né?)