sexta-feira, abril 28, 2006

No chão do meu banheiro

No chão do meu banheiro aconteceu cena das mais dramáticas. Na borda do tapete já encardido, perdidas na imensidão lisa do azulejo frio, duas formigas esbarravam perigosamente na linha que separa a vida da morte. Ou melhor, uma já estava morta. A outra é que não sabia o que fazer com o cadáver que a perturbava; pobrezinha, percorria o azulejo inteiro numa velocidade que eu nunca vi em formigas, desesperada, e pegava o corpo morto da outra, trazia mais para perto do outro azulejo, depois voltava, e ia de novo. Talvez chamasse por mais outras, mas ninguém veio. Devia estar roída por dentro, toda envolta na dor da perda.

Tão humanas, as formigas. E nós, tão elas.

9 comentários:

Anônimo disse...

no livro do T. H. White, qd o Wart visita um formigueiro (u.u), tem uma formiga q n sabe o q fazer com o corpo de uma companheira morta, aí ela fica q nem essa formiga aí! soh q na verdade ela n tem noção do q está fazendo, pq eh um bicho todo condicionado q recebe ordens da rainha e talz, aí ela n sabe como se livrar do corpo da formiga mantendo uma certa ordem o.O
rola toda uma crítica ao comunismo nessa parte do livro (n por causa desse fato específico, mas pelo comportamento geral das formigas), eh bem legal de ler \o/

acho q ficou meio extremamente confuso o meu comentário, neh? XD
mas eh pq eh uma visão nada humana do fato q vc acabou de narrar, pq a formiga n estava doída nem nd... isso no livro, n eh necessariamente a minha opinião u.u
qr dizer, eu n acho q as formigas sintam, pra falar a verdade... mas sempre fico desesperada qd elas ficam na pia e eu qro lavar louça, pq eh mto impossível n matá-las sem querer /o\""""

Flávio A disse...

que livro legal *-*

eu tb não sei se as formigas sentem. e eu também não sei se a outra formiga estava morta, nem sei se era uma formiga mesmo. mas acho que era. é que a outra formiga, que parecia viva, ficava correndo mesmo de um lado pro outro. eu observei isso e realmente achei que ela tava desesperada! parecia muito... aí fiquei com vontade de escrever isso *-*

Anônimo disse...

eu sempre pensei como deve ser ruim para um formiga ver a outra morrendo.. a outra morta ali.
realmente.. 'nós, tão elas'.
beijo

Flávio A disse...

OOOOOOOOOOBA UM COMENTÁRIO!!!!
até que enfim, eu tava me perguntando mesmo quando vc ia ler, vc que toda vez pede pra atualizar e tals
obrigado, cibele :~~~~~

é uma curiosidade, mesmo, saber como os outros animais lidam com a morte.
(existem macacos que enterram e jogam flores)

psydor disse...

bonito.
gostei dos textos daqui.

Anônimo disse...

=)
não entendi o 'e nós, tão elas"
=**
gostei daqui. fazia tempo que nao vinha de novo.

Anônimo disse...

(a proposito, sou eu, a lu, losingmymindagain)

Jacko83 disse...

shame that i can't understand your language.. sometimes a little bit because i can speak spanish quite good.. but.. too hard.

LUDMILA BARBOSA disse...

Interessante!