sexta-feira, dezembro 19, 2008

O pronto que nunca é pronto


Os natalenses têm uma mania muito inata de dizer "pronto" quando querem confirmar uma afirmação, uma ação etc. Funciona no lugar do "ok", do "certo" e tudo o mais. Então, no apartamento, a arquiteta mede a gaveta que veio com um defeito de fabricação e promete, 6 meses depois, fazer uma gaveta com as medidas certas. "Pronto, pronto, tá tudo certo. Pronto". Na data prometida, a gaveta chega bem mais larga que o prometido.

Na lanchonete, a mulher pede um açaí com guaraná. Mas só com guaraná, sem granola, porque tem uma alergia forte a aveia. Ela até explica para a garçonete que pode ter um piripaque se ingerir granola. "Então é um açaí com guaraná somente?" "Isso". "Pronto, pronto". Logo depois, o açaí chega, com guaraná e repleto de granola por cima. A mulher tem um piripaque só de olhar.

Talvez o pronto seja tão automático que eles mal prestem atenção no que ouvem.

3 comentários:

I.P. Araújo disse...

é o mesmo que responder "tudo" à pergunta "tudo bem", porque *é claro* que não está tudo bem, na vida de ninguém está está tudo bem, mas é uma resposta automática. A verdade é que ninguém nunca realmente presta atenção no que os outros ouvem, e é daí que surgem todos os nossos problemas.

Unknown disse...

pronto.

Anônimo disse...

ri muito do seu texto, mas ai fui rindo menos lendo o comentario do rafa e parei de rir quando lembrei que hoje eu respondi tres vezes seguidas "sim-sim" pruma colega da academia, e pedi desculpas ao final da conversa pq confessei que nao tinha ouvido nenhuma das perguntas dela.
waaaaaaaaaaaa T_T