sábado, maio 05, 2007

Baton


"Mãe, essa água é potável mesmo?"
- elefante de Tarzan.

A banquinha de doces do Sr. Manoel, ou Manô, como é carinhosamente conhecido entre os clientes mais íntimos, contém uma quantidade tão imensa de guloseimas e - perdão - de porcarias, que seria absolutamente impossível uma criança não parar para olhar (e fazer birra querendo algo, claro). Já não fossem as balinhas e os chocolates tão chamativos, envoltos em embalagens coloridíssimas, o Sr. Manuel - perdão: Manô -, naquele dia, gritava o lançamento de um novo produto. "Comprem aqui um delicioso baton sabor água!" Baton, para quem não conhece, é o famoso chocolate da Garoto, aquele em formato de bastão, em embalagem vermelha... Diz-se que outros batons já foram ao mercado, como o baton branco, que ainda se vende, baton cookies, baton sabor laranja, baton sabor UVA, baton sabor hortelã, baton-para-todos-os-gostos, enfim.

Talvez almejando uma fatia superseleta do mercado - os camelos sedentos do Saara -, a Garoto, estimulada pelas barraquinhas atraentes de todos os Manôs do país, lançou-se atrevida na fabricação dos deliciosos baton sabor água.

O polêmico baton sabor água vinha numa embalagem azul-calcinha, constratando com o ultrapassado baton ao leite, e custava R$0,25 a mais do que os outros baton. Um absurdo, diga-se, para um chocolate em cuja composição estrelavam, radiantes, os ingredientes mais normais: lecitina de soja, massa de cacau, manteiga de cacau, e... água (90% da composição, anunciava a embalagem, orgulhosa).

Água para dar e vender, pensei. Em tudo quanto é lugar, acrescentei mentalmente, enquanto usufruía do meu delicioso baton sabor água. Era horrível. Talvez contivesse água de bebedouro, água de torneira ("tap water", diriam os anglófonos), água de qualquer natureza não-potável. Assustador. Joguei o resto fora, no chão mesmo, porque, sendo 90% água, não faria de todo ruim.

O delicioso baton sabor água evaporou, ascendeu aos céus e viajou até a África, e choveu sobre as corcundas dos camelos sedentos do Saara, que eram, afinal, a porção de mercado almejada pela Garoto.

3 comentários:

K disse...

Adorei! Adorei, adorei, adorei esse seu texto! Ri pacas! A tonalidade azul-calcinha foi a melhor, seu safado
Abração!

Weronika disse...

hahahahahahaha!!!
essa foi ÓTIMA!!!
vou imprimir a g o r a meu deos XD

Anônimo disse...

esse eu já li!
ele roxroxrox =D