domingo, agosto 10, 2008

Cogumelos com tomate

Teve que preparar almoço pra família inteira por causa do Dia dos Pais? Perdeu a criatividade e não quis fazer a mesma sempiterna carne moída com molho de tomate para acompanhar o macarrão? Eis um acompanhamento totalmente acidental que eu criei num assalto tormentoso de fome, aproveitando os champignons que estavam quase vencendo na geladeira. Fica muito bom com arroz, macarrão ou mesmo pão. Também funciona perfeitamente como recheio de lasanha: basta acrescentar queijo. Trocar o tomate por tomate-cereja fica realmente interessante por causa de seu gosto mais doce, em comparação com o convencional.

ANTEPASTO PICANTE DE CHAMPIGNON E TOMATE

Ingredientes:

200g de champignon
1 tomate cortado em cubinhos(ou uma quantidade equivalente de tomate-cereja, se preferir)
1 colher de sopa de molho shoyu
2 dentes de alho, cebola e azeite para refogar
Lascas de gengibre (a gosto, mas recomendo no máximo 5)
Pimenta do reino a gosto (no meu caso, 1 colher de café no máximo)
Sal a gosto
Limão para temperar depois de pronto

Modo de preparo:


Em uma panela, coloque um pouco de azeite com 2 rodelas de cebola e os 2 dentes de alho moídos. Aqueça a fogo baixo e mexa um pouco até começar a dourar e cheirar. Despeje os champignons e os tomates com o molho shoyu. Mexa mais. Quando o vapor começar a subir e as coisas começarem a esquentar, despeje o gengibre, a pimenta e o sal. Coloque mais rodelas de cebola, a gosto, se preferir (eu prefiri). Mexa mais até esquentar bastante e o champignon pegar o gosto das especiarias. Você também pode viajar legal e acrescentar outros temperos. Quando estiver bom, desligue e sirva ainda quente, temperado com o limão (1 colher de sobremesa no máximo) e misturado ao macarrão, ao arroz ou em uma tigela, para os convidados comerem com pão.

Agora é só esperar os elogios daqueles parentes chatos que você nunca viu na vida (os mesmos que gostam de dizer o quanto você cresceu, inconvenientemente perguntam pelas namoradinhas etc), dizendo que a receita ficou uma maravilha. Aproveite o limão que sobrou e, com os outros limões da geladeira, faça uma jarra de suco e sirva bem gelado, porque os convidados mais fracos vão achar picante demais.


Foto tirada e editada por mim, em homenagem ao Dia dos Pais. Porque as ovelhas negras são sempre mais laranjas.

8 comentários:

Unknown disse...

nossa, deve ficar MUITO forte.
só o tomate pra quebrar mesmo (hh). o suco de limão vai ter que levar mta água, açúcar e amor pra não matar o bisavó de hipertensão.

(mas não deixa de ser adorável. s2)

Unknown disse...

eu acho essa foto bem bonita. não sabia que era pro dia dos pais.

Flávio A disse...

não era para o dia dos pais, eu tirei essa foto há muito tempo e agora decidi homenagear o dia dos pais com essa foto, que nunca foi para o dia dos pais, mas agora ficou sendo. (hahahahahaha!!!!)

Anônimo disse...

sempre termino de ler as receitas sem conseguir imaginar a comida final. acho que fica bom, mas pelo que vc diz, lascas de gengibre ficam mto fortes no pedaco!
flavio, achei um MONTE de loja de alimentos vegans, outra com uma prateleira so de comida sem glutem (pao sem glutem, macarrao sem glutem, tudo sem glutem!), bares vegetarianos e restaurantes verdes. me lembram mto vc, ainda mais qnd venho visitar-te aqui e leio essa maravilha super original :)
td bem?

leila saads disse...

Linda foto, Flávio! E o comentário final acrescentou uma pitada de sarcasmo bem saborosa ao post!

Beijos!

Renata disse...

E como vão as namoradinhas? XD

* hemisfério norte disse...

bom enciontrar este esspaço.
:)
up's fiquei com fome
bj
a.

Anônimo disse...

A foto ficou linda! E a receita parece ótima! Sabe que eu não sei cozinhar, justamente pq não sei seguir receita. Tipo assim, eu sou daquelas que olha o que tem na geladeira, vê o que tá vencendo primeiro e inventa! (mas não costuma dar tããão certo não...mas meu mexidão é o melhor de todos!!! hehehehe)=P

Queria agradecer um mundaréu de vezes pela dica do Todorov. Troquei a semiologia por ele, e esse cara vai salvar meu trabalho final. /o/ Gracias, amigo! =*